SliderG

sábado, 20 de julho de 2013

REMINISCÊNCIAS 2012: EQUIPE PATRONATO – PARTE III


(Continuação...)

Visto que o último mês de aula se aproximava, e que precisávamos decidir nossas últimas atividades para o ano, nos encontramos na escola Patronato no dia 22 de novembro, quinta-feira, pela manhã, com a professora Maria José, para planejarmos os nossos próximos passos.
Em um clima de muita animação e risos frouxos, propício para um bom planejamento, onde a criatividade corria solta, decidimos desenvolver as seguintes ações: Uma gincana pedagógica com a turma da supervisora; a construção de um informativo para afixar nos corredores da escola, contendo as ações desenvolvidas por nossa equipe, contribuindo para a divulgação das práticas; a delimitação dos temas para a produção dos artigos científicos, que serão apresentados nos próximos eventos acadêmicos.


 A proposta da gincana pedagógica surgiu de um aspecto que observamos ao longo do nosso diagnóstico inicial: não vimos nenhum momento de prática desportiva na escola. Visto que trabalhamos com crianças, o brincar deve estar arraigado em nossas práticas. Assim, articulando brincadeiras e conteúdos ligados à Língua Portuguesa e à Matemática, sistematizamos um plano de gincana pedagógica que propiciasse o aprender brincando.
Essa gincana foi desenvolvida no dia 29 de novembro, quinta-feira. Construímos, no total, 10 (dez) brincadeiras que faziam parte da atividade, mesclando elementos linguísticos e lógico-matemáticos. Em algumas brincadeiras os alunos encontraram maiores dificuldades, o que é normal, e em outras, como a prova da comida, eles ficaram em verdadeiro frenesi.
Ao final das provas, realizamos um momento de entrega de medalhas à equipe-destaque, assim como, de prémios a todos os participantes. Vejam as fotos abaixo:







 No decorrer da gincana percebemos que alunos de outras turmas ficaram observando as atividades, com aquele olho de desejo, aquela vontade de participar; alguns até chegaram a nos abordar, perguntando se eles também não iriam “brincar”. Com isso, decidimos que iríamos construir alguma atividade lúdica, coletiva, com toda a escola, para que estas crianças pudessem participar.




(Continua na próxima postagem...)

0 comentários:

Postar um comentário