Saudações caríssimos(as) leitores(as)!
Um ótimo dia para
vocês! Olha a nossa equipe por aqui mais uma vez! Queremos relatar aos leitores
a nossa participação no “I Seminário de Métodos de Alfabetização – I SEMA”, que
aconteceu nos dias 25 e 26 de março deste ano; uma realização do PIBID/Pedagogia/CAMEAM/UERN.
Como vocês devem saber,
o PIBID do Curso de Pedagogia possui como foco a formação de professores
alfabetizadores, tendo em vista que a docência é a base da formação do
pedagogo. Observamos, também, que vários alunos do curso, que não fazem parte
do PIBID, nos relatavam a insegurança quando o assunto era alfabetização,
principalmente na hora da escolha por um ou outro método. Assim, a coordenação
do programa, juntamente com os alunos-bolsistas, decidiu realizar um seminário
onde fosse discutido os principais métodos de alfabetização, observando os
limites e as possibilidades de cada um.
No dia 25 de março,
primeiro dia do evento, a Equipe Patronato (Jhonnys Nascimento,
EmanoeleDesidério, Conceição Matias, MaezaQuerioz e Tuanny Luma) compôs a mesa
intitulada: “Métodos Globais de Alfabetização: Qual entendimento? Quais
perspectivas?” que buscou refletir sobre as principais características dos
métodos considerados globais de alfabetização.
Os integrantes da mesa
concluíram que a união de vários métodos é salutar para se efetivar o processo
de alfabetização, haja vista que, todo e quaisquer métodos possui seus pontos
nevrálgicos, sendo necessário que o educador consiga refletir sobre as
possibilidades de cada um, se utilizando delas nas suas práticas
alfabetizadoras.
Vejam, logo abaixo,
algumas fotos dessa mesa. Qualquer dúvida é só deixar um comentário!
Abraços pedagógicos!
0 comentários:
Postar um comentário